top of page

Você sente desconforto nas costas com frequência?

  • Foto do escritor: Susiane Riffel
    Susiane Riffel
  • 29 de jan. de 2021
  • 3 min de leitura

Conheça o que pode ser uma das causas dessas dores.


Nossa coluna vertebral, com o passar dos anos demonstra um envelhecimento natural, principalmente após os 40 anos. Uma das queixas mais frequentes no nosso dia a dia é a tão famosa “dor nas costas”, ela pode gerar apenas um incômodo, ou também se apresentar de forma mais grave, comprometendo a funcionalidade, qualidade de vida e o bem-estar. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das pessoas sofrem ou irão sofrer deste problema em algum momento da vida.

“A popular dor nas costas, explica Susiane Riffel, fisioterapeuta e proprietária da Clínica de Fisioterapia e Pilates Susiane Riffel, pode atingir três diferentes regiões do nosso corpo: lombar (acima do quadril), dorsal (meio das costas) e cervical (pescoço e a cabeça), sendo a dor lombar, a mais frequente e dolorasa entre os pacientes que procuram a Clínica”.


De acordo com estudos decorrentes deste envelhecimento natural da nossa coluna, podemos apresentar formação de curvaturas anormais, como é o caso da "escoliose", pequenas protusões de disco, degeneração discal ou também em sua forma mais grave, a hérnia de disco. Na maioria dos casos, muitos destes problemas são resultado de condutas diárias erradas, tais como, má postura, exercícios feitos em excesso ou de forma errada ou de atividades que de alguma maneira sobrecarregam nossa coluna. Para que possamos tomar a melhor conduta, no caso de uma dor específica, é sempre importante ter a opinião de um profissional especializado, fisioterapeuta ou médico.

Existem muitas diferenças entre os sintomas, e somente através de um exame clínico, juntamente com exames de imagens que chegaremos a um diagnóstico preciso e consequentemente a um tratamento eficaz. Existem semelhanças, porém o tratamento será diferenciado para cada uma delas, o tratamento varia de acordo com a causa do problema, sendo que sempre iniciamos com tratamento conservadores, através de exercício físico e tratamento medicamentoso (quando necessário, e sob orientação e prescrição médica), atualmente a medicina dispõe de técnicas minimamente invasivas, como bloqueios, rádio frequência ou aqueles mais específicos como laser.

Abaixo vamos entender um pouco duas situações bem comuns de dores lombares, causadas por escoliose, hérnia de disco e ou protusão discal. Você sabe qual a diferença entre elas? Por exemplo, um problema de hérnia de disco, configura uma ruptura e “fuga” para fora do espaço intervertebral o liquido interno do disco intervertebral. Já a protusão é uma saliência, tipo uma fissura, que geralmente aparece em discos que já estejam com algum grau de desidratação ou desgaste e que se não tratados podem evoluir para uma hérnia de disco. A escoliose é uma patologia caracterizada por desvio do eixo da coluna para um dos lados. Ela pode ser congênita, quando é decorrente de má formação congênita de algum segmento vertebral; neuromuscular, quando ocorre devido a doenças, como a paralisia cerebral e mielomeningocele; degenerativa, aquela causada por alterações degenerativas da coluna, mais comumente em idosos; ou idiopática, que não tem causa externa definida, acomete adolescentes e pode progredir com o crescimento do paciente.

Para ilustrar o que estamos mencionando acima, vamos descrever o caso da nossa paciente Thaís Wille, de 21 anos, que compartilha conosco a alegria de uma melhora perceptível, após algumas sessões.

O RPG tem me ajudado muito em relação aos desconfortos que eu sentia no dia a dia, em função da escoliose. Como a curvatura é bastante acentuada, acaba gerando alguns desconfortos, assim como estéticos também. Até o momento, realizei cinco seções e já pude perceber o quanto esta técnica está gerando resultados positivos para mim, especialmente qualidade de vida”.

O envelhecimento é um processo natural da vida, no entanto a dor na coluna depende de nossas ações e atividades diárias, não devemos sobrecarregar nosso organismo. A prevenção do desgaste articular precoce deve ser diária e através de atitudes saudáveis, finaliza Susiane. Se você sente desconfortos em suas costas, agende um horário para fazermos uma avaliação. Consulte nossa Central de Agendamento, através do telefone 54. 3286.0549.

 
 
 

Comments


Inspire mudanças e expire atitudes!

  • Whatsapp
  • Facebook
  • Instagram

Susiane Riffel Fisioterapia e Pilates

Central de Agendamentos / WhatsApp: 54 98112-4954

Unidade Planalto - R. Demétrio Pereira dos Santos, 515, Sala 02 - Bairro Planalto - Gramado/RS

Unidade Várzea Grande - Av. 1° de Maio, 1622, Sala 202 - Bairro Várzea Grande - Gramado/RS

© 2020 - Susiane Riffel Fisioterapia e Pilates

bottom of page