Prevenção, melhor caminho para a cura
- Susiane Riffel
- 15 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Mais do que qualquer outra parte do corpo humano, os seios são fonte de vida, ternura e carinho. No entanto, eles também adoecem. Entre todas doenças que atingem essa glândula, a que mais preocupa é o câncer, por ser o mais incidente e a principal causa de mortalidade por câncer em mulheres no Brasil.
De acordo com os números do INCA (Instituto Nacional do Câncer), conforme o link https://www.inca.gov.br/numeros-de-cancer a estimativa para câncer de mama, em 2020, gira em torno de 66.000 novos casos. Com esses números em mãos, devemos compreender quão importante é o “auto-exame”, exames anuais de rotina, tais como mamografias e ecografias mamárias. Abaixo, um pequeno relato de uma de nossas clientes, que superou este momento difícil e nos passa uma mensagem inspiradora:
“Meu chamo Lilian Lindorfer e vou iniciar este relato a partir do momento em que tomei conhecimento e fui surpreendida com a notícia de um câncer na mama. Apesar de ter por hábito, eu diria “hábito preventivo”, fazer anualmente exames de laboratório, além de outros como: mamo e ecografia mamária e também há muitos anos praticar atividades físicas como: Pilates, hidroginástica, dança, yoga, além de caminhadas acompanhado de uma alimentação saudável e, mesmo assim fui surpreendida com esta notícia.

Passei por vários procedimentos, inicialmente consultas, exames, duas cirurgias e finalmente radioterapia... é um longo caminho onde precisamos ter muita confiança e fé. O apoio da família e amigos é fundamental além da confiança, manter o lado emocional equilibrado e pensamento positivo. Por isso a prevenção é a palavra-chave... prevenir já no início, quando o “problema está surgindo” é muito importante; eu diria “é meio caminho andado para a cura”. Quanto mais nos movimentamos, mais saúde temos porque o nosso corpo não foi feito para ficar parado”.
Atualmente o câncer de mama pode ser diagnosticado precocemente e dispõe de muitos e variados tratamentos com altas taxas de cura, se tratado do início. Por isso, a nossa dica é MANTENHA UMA VIDA SAUDÁVEL E FAÇA SEUS EXAMES DE ROTINA. Em qualquer tipo de sinal, sintoma, dor ou alteração, procure conversar com urgência com um médico de sua confiança.
Комментарии