Escoliose, você sabe o que é e quais os principais sintomas?
- Susiane Riffel
- 24 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
As deformidades da coluna vertebral têm uma importância clínica relevante porque constituem um dos motivos sérios de perturbação da imagem corporal. Antes de definir e falar de maneira mais aprofundada o que é escoliose, vamos falar um pouco sobre nossa coluna vertebral. A coluna é o eixo central do esqueleto humano. Trabalhando em conjunto com músculos, ligamentos e nervos, ela é responsável por nos manter em postura ereta, movimentar nosso tronco e membros, proteger a medula espinhal, dentre outras funções. Em todo processo de crescimento e desenvolvimento motor, nossa coluna vai se adaptando as cargas e posições, formando curvas ditas fisiológicas (normais), com o objetivo de manter nosso equilíbrio saudável, distribuindo a carga de peso que a gravidade exerce sobre nosso corpo.
Quando em algum determinado momento passam a existir na coluna vertebral curvaturas “não naturais” no plano frontal (coluna vista de frente), ou seja, curvas laterais na espinha, dando a ela um aspecto de letra “C” ou “S”, denominamos estes desvios de escoliose.
Essas curvaturas atípicas são classificadas hoje, em categorias:
1. Escoliose Funcional (atitude escoliótica): a estrutura óssea das vértebras se mantém preservadas e a atitude escoliótica se dá devido a um problema secundário, como por exemplo, uma diferença de membros inferiores ou uma postura antálgica da coluna.
2. Escoliose Estrutural: há uma deformidade óssea instalada, devido a duas causas:
a. Causas conhecidas (20% dos casos): como alterações congênitas, neurológicas ou de tecidos conectivos.
b. Causa idiopática (80% dos casos): ou seja, sua origem ainda é desconhecida.
Em casos considerados menos graves e que num primeiro momento podem ser tratados sem cirurgias ou coletes, o tratamento pode ser feito através da fisioterapia com exercícios, terapia manual, osteopatia, exercícios de alongamento, reeducação postural global. São recomendados exercícios que fortaleçam os músculos abdominais, os músculos da costas, e também os exercícios de RPG, específicos para alongar os músculos que estão encurtados, a fim de promover a harmonia entre as forças musculares.

Para avaliar e conduzir da melhor forma este paciente, o trabalho em equipe envolvendo um fisioterapeuta qualificado e capacitado no tratamento específico da escoliose, juntamente com um médico médico ortopedista se faz necessário.
As fotos ilustradas na matéria trazem o benefício de apenas uma sessão de fisioterapia num caso clássico de escoliose.


Acompanhe nossos canais de comunicação e se você tiver alguma dúvida,marque uma avaliação conosco ou agende um horário para conversarmos sobre o assunto.
コメント